Baiona

Site

Informação

Baiona é um dos municipios que fazem parte da provínicia de Pontevedra. É uma das belas localidades que estão muito perto de Portugal.

É quase obrigatório perder-se pelas ruas no «casco» histórico, e deslumbrar-se com a vida, as embarcações ao longo do passeio marítimo. Baiona respira mar, tradição e turismo.

Segundo a história, Baiona, deve-se a Diomedes de Etolia,  filho do fundador de Tui. Quando os romanos invadiram a Península Ibérica no séc XII A.C., tentaram igualmente conquistar Baiona, mas tal foi impossível devido à oposição de Viriato. Um século depois organizou um exército aqui para expulsar aos hermínios das Ilhas Cíes.

Foi em 1201, quando Alfonso IX de León concedeu à antiga «Erizana» o actual nome, Baiona e deu-lhe privilégios para o comércio marítimo. Baiona abandonou o vínculo ao Mosteiro de Oia e tornou-se uma das vilas costeira mais importantes da Galiza.

Pelo seu valor estratégico, foi atacada no séc. XIV por portugueses e ingleses, levando à quebra até 1425, ano que Juan II deu um novo impulso a Baiona, declarando que juntamente com a Corunha, seriam os 2 únicos portos marítimos com capacidade de importar e exportar mercadorías.

Foi em 1493 que chega ao seu porto, a Caravela Pinta, dando em primeira mão a notícia do descobrimento da América.

Em 1497 os Reyes Católicos concederem vários benefícios a Baiona, ordenando a população a vivir dentro das muralhas da fortaleza de Monte Boi.

No séc XVI, volta a ser atacada por frotas estrangeiras, entre elas a do pirata inglês Drake, que foi expulso pelo conde de Gondomar.

 

A não perder

Festa Medieval da Arribada (Mês de Março)

 

Mapa

Avaliação

7.3Bom68 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma