Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital

Información

A cidade de Oliveira do Hospital, pertence ao Distrito de Coimbra, tem cerca de 4 400 habitantes, é sede de município, com uma área de 234 quilómetros quadrados, divididos por 21 freguesias, com um total de 22 112 habitantes.

 

Esta região tem vestígios de ocupação humana desde a Pré-história e Oliveira do Hospital parece dever o seu nome à Ordem dos Hospitalários, a quem esta região foi entregue por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, em 1120. Neste local a Ordem terá erguido um convento, do qual não há vestígios. Oliveira do Hospital foi elevada à categoria de cidade, de 2 de Julho de 1993.

 

Património

Neste concelho há muitos exemplares de arquitectura religiosa que podem ser apreciados, como a Capela da Malhadoura, três capelas em diferentes locais, dedicadas a Nossa Senhora da Conceição, Capela de Nossa Senhora da Criação, Capela de Nossa Senhora da Esperança, Capela de Nossa Senhora da Estrela, Capela de Nossa Senhora da Luz e Capela de Nossa Senhora da Piedade. O Castelo de Avô, do século XII, a Ponte Romana de Bobadela e também as antas da Arcaínha, da Sobreda ou Curral dos Mouros e do Pinheiro dos Abraços.

 

No ria Alva, perto de Avô, existe a praia fluvial da Ilha do Picoto e no Vale Maceira, situa-se o Santuário de N.ª Sr.ª das Preces, do século XVIII, dotado de uma grande escadaria e Via Sacra com onze capelas, decoradas com figuras de madeira em tamanho natural, do século XIX.

 

Queijo.

Nesta região produz-se o Queijo da Serra, caracterizado por ser um queijo feito com leite de ovelha da Serra da Estrela, apresenta-se como uma pasta semi-mole amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada, com poucos ou nenhuns olhos.

 

Feiras.

Feira dos Pinhões, a 20 de Janeiro, Feira de São Brás, a três de Fevereiro, Feira Nossa Senhora da Estrela, no terceiro domingo de Julho, Feira de Santo André a um de Dezembro.

 

Alojamentos.

Estalagem de Santa Bárbara, Hotel São Paulo, Baika-Turismo Rural, Quinta da Geia, Casa da Castanheira, O Passadiço Hospedaria/Restaurante, Pousada do Convento do Desagravo, Quinta do Pisão, Quinta Relva do Trigo, Parque de Campismo da Ponte das Três Entradas, Parque de Campismo Quinta do Chafariz.

Ver Mais

Mapa

Opiniones

7.2Bueno31 votos

¿Has estado aquí?

¡Evalúa de 1 (Muy malo) a 10 (Excelente)!

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Ciudad Online

Escolha o Idioma