Ruínas do Castelo de Alter Pedroso

Alter do Chão

Información

O Castelo de Alter Pedroso, situado no concelho de Alter do Chão, na vasta planície Alentejana, foi uma importante estrutura desta região, localizada numa linha defensiva estratégica, guardando a fronteira das forças inimigas.

O Castelo terá sido construído no século XIII, e em 1249 doado à Ordem de Avis, recebendo posteriormente obras de reconstrução em 1293, durante o reinado de D. Dinis.
A construção faz o aproveitamento dos afloramentos rochosos como panos de muralha, interligando-os com a muralha propriamente dita, à imagem de muitos povoados fortificados pré-medievais.
Durante a Idade Média é construída a Capela de São Bento, e já no século XVII dá-se a destruição da estrutura pelas tropas Espanholas de D. João de Áustria, no contexto da Guerra da Restauração da independência Portuguesa.
Na década de 40 do século XX é construído o marco geodésico ainda hoje visível, estando hoje em dia a estrutura classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977.

Hoje em dia, da traça primitiva de planta pentagonal resta apenas um portal gótico, partes de muralha em ruínas e a porta da já referida Capela de S. Bento no interior.

Ver Mais

Mapa

Opiniones

6.5

¿Has estado aquí?

¡Evalúa de 1 (Muy malo) a 10 (Excelente)!

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Ciudad Online

Escolha o Idioma