Artigo já terminou no dia 12/05/2023
12 Mai 2023 - 21:30

Manuel de Olivera e Miguel Veras

Cinema Charlot - Setúbal
R. Dr. António Manuel Gamito 3, 2900-717 SetúbalCinema Charlot
Clique para ver Bilhetes

Informação

LOOPING SOLO é um concerto onde Manuel de Oliveira adapta obras da sua autoria e uma versão do tema “Venham Mais Cinco” de José Afonso, a um formato de concerto a solo.

É de maneira sublime que Manuel de Oliveira, com uma guitarra, uma braguesa e algumas percussões, nos transporta para o seu universo musical, único.

Recorrendo a uma tecnologia que lhe permite gravar uma série de sons em tempo real, é de forma virtuosa e sem precedentes que o músico nos faz imergir numa viagem profunda que nos retira a noção de tempo.

Este concerto tem a participação especial do guitarrista Miguel Veras, conceituado instrumentista e compositor português. Miguel veras colaborou com António Zambujo, Mayra Andrade, Julio Pereira, entre muitos outros.

Tempos antes das plateias dos teatros se encherem de espectadores, existe, por estranho que possa parecer, quem dialogue com o silêncio que reside nesses espaços aparentemente vazios. Imaginando a investida dos sons dos passos, das locomoções até às cadeiras e dos burburinhos da surpresa dos encontros à chegada, cumprimentam o silêncio, iniciando um ritual que acalma a ânsia que recai sobre ele. Manuel de Oliveira coloca-se na ala primeira: a que fica entre o que se ouve e o que há para se ouvir. Dialogando com o silêncio, assegura-lhe compreensão e companhia no decurso do estrilho. Ora entre o silêncio e o espectador, ora entre o espectador e o som, face à afonia dos espaços, este compositor mune-se do seu instrumento feito voz e mostra-nos como conversa com o silêncio sem sequer abrir a boca.

Poderíamos dizer, se o silêncio fosse selvagem - o que o é por vezes - que o Manuel é encantador de silêncios e que os nossos ruídos internos são domados pela sua conversa a solo.

Manuel de Oliveira, nasceu em Guimarães e aprendeu a tocar guitarra com o pai, Aprígio Oliveira. Procurou viajar e estar em contacto com outras culturas fortes da guitarra, como o Flamenco, a música sul americana e o Fado. Consolidou um vasto percurso internacional, assumindo-se como um dos mais prolíficos guitarristas contemporâneos. Destaque para a edição internacional do álbum Amarte e a presença em alguns dos mais importantes festivais europeus como! Emociona Jazz!! (Espanha) e Couleurs Jazz (França), ao lado de nomes como Brad Mehldau, Chick Corea, Mike Stern e Richard Galliano, entre muitos outros. Concebeu Os Nossos Afetos, espetáculo de abertura da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, com Cristina Branco, Chico César e Rão Kyao. Em 2016, Ibéria Live, com os conceituados Jorge Pardo e Carles Benavent, músicos fundadores do Flamenco Jazz, esgotou o CCB e a Casa da Música. Os últimos anos têm sido de criação para guitarra solo e de parcerias com a violoncelista Sandra Martins e o acordeonista João Frade. Entre-Lugar, lançado no final de 2020, é o álbum resultante desta colaboração e conta ainda com as participações especiais do fadista Marco Rodrigues e do baterista e percussionista Marito Marques, entre outros.

Soam As Guitarras é uma coprodução Ghude | Câmara Municipal de Oeiras| Câmara Municipal de Évora | Câmara Municipal da Póvoa de Varzim| Câmara Municipal de Setúbal

Clique para ver Bilhetes

Leia Também

Mapa

Cinema Charlot
12 Mai 2023

Cidade Online

Escolha o Idioma