Monumento ao Joaquim Agostinho

Torres Vedras

Información

Joaquim Agostinho foi um notável ciclista português, nascido no dia 7 de Abril de 1943 em Brejenjas, freguesia da Silveira, concelho de Torres Vedras.

Joaquim Agostinho começou a praticar ciclismo no Sporting Clube de Portugal, equipa que o descobriu ao treinar perto de Casalinhos de Alfaiata em Torres Vedras, começando a praticar já com 25 anos de idade, mas ainda conseguiu evoluir de tal forma que é usualmente referido como o melhor ciclista português de todos os tempos.

Morreu no dia 10 de Maio de 1984, depois de 10 dias em coma, em consequência de uma queda sofrida numa etapa da Volta ao Algarve.

O Monumento a Joaquim Agostinho, edificado em Torres Vedras, situa-se no topo norte do Parque Verde da Várzea, foi inaugurado no dia 3 de Julho de 1988, quatro anos após a sua morte. A obra é do escultor Soares Branco e do arquitecto Leopoldo S. Branco. A bicicleta tem assinatura de João António, um torneiro das redondezas conhecido por "Coppi".

No jardim da Silveira, a 3 km de Santa Cruz, também foi construído, em 1989, um monumento em homenagem ao atleta. A via principal de acesso ao centro de Santa Cruz, com início na rotunda do Parque de Campismo, foi designada como Avenida Joaquim Agostinho.

Ver Mais

Mapa

Opiniones

8.0Muy Bueno17 votos

¿Has estado aquí?

¡Evalúa de 1 (Muy malo) a 10 (Excelente)!

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Ciudad Online

Escolha o Idioma