Centro Interpretativo do Vulcão dos Capelinhos

Ilha do Faial - Horta
Vulcão dos CapelinhosIlha do Faial Telef: 292 202 000

Informação

A nova infra-estrutura do Faial tem várias salas, onde os visitantes podem receber informações de carácter científico sobre o fenómeno, e estão patentes exposições relacionadas com o vulcanismo, com destaque para as que apresentam diversos tipos de rochas e de materiais recolhidos em erupções.

O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, tem grande parte da sua estrutura soterrada: à entrada está um fuste de dimensões invulgares e parece um cone invertido, simbolizando a erupção que, há 50 anos se verificou no local. À volta do fuste nasce uma sala abobáda, e logo a seguir, uma sala de exposições temporárias.

Numa breve descrição, realce ainda para a sala da realidade virtual, onde se pode assistir à evocação da erupção dos Capelinhos, para depois, ter acesso às salas multimédia, para consulta e ligações à Internet, e a um auditório para 60 pessoas.

Do antigo Farol poderá ver toda a envolvência, criada pelo vulcão, que há 50 anos alterou a vida social e cultural dos faialenses.

Neste centro muito pode ser visto. Desde os filmes tridimensionais, maquetas interactivas e artísticas, painéis informativos, computadores que explicam a formação dos vulcões e a evolução do Arquipélago.

Uma poderosa máquina do tempo que nos transporta do passado para o presente, de forma acessível, para mais facilmente prospectivarmos a existência.

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Ilha do Faial

Cidade Online

Escolha o Idioma