Quantcast

Horta

Ilha do Faial

guia para visitar o concelho

Horta

Município único da maravilhosa Ilha do Faial, no Arquipélago dos Açores, a Horta é uma cidade encantadora, localizada na costa este da Ilha, frente a frente com a vizinha Ilha do Pico, com vista permanente sobre o ponto mais alto do País: a montanha do Pico, a 2351 metros de altura.

Terá sido no ano de 1467 que o Flamengo Joss Van Hurtere desembarca na Ilha do Faial, fundando-se a Ermida de Santa Cruz (actual Igreja de Nossa Senhora da Angústias) e desenvolvendo-se em seu redor a povoação da Horta. De facto, o topónimo Horta provirá do apelido Hurtere.
De feição predominantemente rural, é com a construção do Porto Comercial em 1876, e com a instalação das companhias dos cabos submarinos em 1893 que se dá o forte progresso comercial, urbano e social na cidade.

Localizada numa elegante Baía de grande beleza, esta é uma cidade activa, dona de um porto marítimo de grande importância, ponto de paragem em muitas faz viagens marítimas Atlânticas, o que denotou, desde cedo, uma atmosfera cosmopolita e internacional à cidade, como é visível num dos grandes marcos da Ilha: o Café Peter Sport, assim como na colorida Marina onde aportam milhares de iates e veleiros.

A Horta é hoje em dia uma cidade histórica e cosmopolita, com muito para ver, e com um ambiente muito próprio, conjugando paisagens deslumbrantes, tradição, progresso e um património rico.
Com muito para ver e conhecer, destacam-se monumentos como as Igrejas Matriz de São Salvador, a de São Francisco, a Torre do Relógio, os Fortes de Porto Pim e de São Sebastião, entre tantos outros.
A cidade oferece também aprazíveis espaços verdes, como a Praça do Infante D. Henrique, o Jardim Eduardo Bulcão, o Largo Duque de Ávila e Bolama, a Praça da República, o maravilhoso Parque da Alagoa, bem junto à Praia da Conceição, ou mesmo a fantástica Paisagem Protegida do Monte da Guia, de onde se têm magníficos panoramas sobre a cidade e sua envolvente.

Vale a pena conhecer o Museu da Horta, com muito sobre a etnografia da Ilha, aliada à história e ao cosmopolitismo que marca esta cidade, e também o interessante Museu de Scrimshaw, dedicado a esta arte tão Açoriana, de forte tradição Baleeira.

A Semana do Mar marca, igualmente, o estilo de vida das gentes da terra, tão dedicada ao vasto Oceano Atlântico, suas actividades e artes, realizada anualmente na primeira semana de Agosto, constituindo mesmo o maior festival náutico do País, apresentando várias actividades de cariz cultural, etnográfico, artístico e de entretenimento.

Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Explorar Horta

sugestões para visitar no concelho

Agenda e Lazer

Algumas sugestões para o seu lazer

Onde Comer

Temos várias sugestões no concelho de Horta onde poderá ter uma experiência gastronómica

ver mais

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Horta, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma