Jardim Botânico da Ajuda

Lisboa, Ajuda - Lisboa
Calçada da AjudaLisboa, Ajuda Telef: 213 622 503
Site Clique para e-mail

Informação

O Jardim Botânico da Ajuda foi fundado em 1768, tendo sido projectado por um botânico italiano, Domingos Vandelli, vindo de Pádua e chamado pelo rei D. José para ensinar os seus príncipes.

O Jardim possui um área de 3,5 hectares divididos por dois tabuleiros com um desnível de 6,8 m entre eles. A arquitectura do Jardim segue os modelos renascentistas em terraços talhados na encosta, tendo três elementos fundamentais, pedra esculpida, plantas e água em fontes e lagos.

No entanto, os ornamentos existentes no jardim têm influências marcadamente barrocas (nomeadamente a fonte central e as escadarias (laterais e central). O jardim tem dois tipos de uso: no tabuleiro superior a colecção botânica e no tabuleiro inferior o jardim de passeio ornamental com buxo e traçado conforme as regras do jardim de recreio. Existe ainda, "o jardim dos aromas" com plantas aromáticas e medicinais, desenhado para invisuais e o arborinho.

Na sua área envolvente encontra-se o Palácio da Ajuda, o Jardim-Museu Agrícola Tropical, o Mosteiro do Jerónimos, o Centro Cultural de Belém e a Torre de Belém.

Uma visita obrigatória.


Experiências inesquecíveis

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Lisboa, Ajuda

Cidade Online

Escolha o Idioma