Requalificação da Mata Nacional do Choupal concluída até final de março

Coimbra, Mata do Choupal - Coimbra
Mata do ChoupalCoimbra, Mata do Choupal

Informação

O Instituto da Conservação e da Natureza e Florestas (ICNF) vai avançar com a requalificação da Mata Nacional do Choupal em zonas afetadas pela tempestade “Leslie”. O projeto foi ontem apresentado numa cerimónia onde estiveram presentes a Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Fátima Araújo Reis, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e o vereador Carlos Cidade.

As intervenções devem decorrer até final de março e incidem na poda e corte de 700 árvores, beneficiação de 4,5 hectares de caminhos pedestres e rearborização de algumas áreas da mata com 5.000 espécies folhosas autóctones. 

A requalificação da Mata do Choupal assenta em três intervenções, em que a primeira passa por abater as árvores em risco de queda e podar as que estão necessitadas, além da limpeza e gestão dos combustíveis.  Uma segunda intervenção passa pela rearborização das “clareiras” da mata, com a plantação de 5.000 novas árvores folhosas autóctones, entre castanheiros, carvalhos, freixos e amieiros. A última intervenção incide na beneficiação de 4,5 hectares de caminhos pedestres. “Vai ser um projeto de muito valor para a recuperação da Mata do Choupal”, sublinhou Fátima Reis.

Leia Também

publicado 12/02/2021

Mapa

Coimbra, Mata do Choupal

Cidade Online

Escolha o Idioma