9.7

O Álamo é um pacato e bonito monte pertencente à freguesia e concelho de Alcoutim, junto à fantástica margem do rio Guadiana, que tem talhado as características do lugar ao longo dos séculos.

Este núcleo habitacional, outrora ocupado por Visigodos e Muçulmanos, compreende um dos grandes bens patrimoniais da região: as ruínas Romanas da Barragem do Álamo, uma infra-estrutura milenar que atesta a forte presença Romana em tempos idos.
A barragem é hoje um muro com o comprimento inicial de cerca de 50 metros, possuindo actualmente a altura máxima de 3 metros e uma espessura da mesma dimensão, com contrafortes. Hoje em dia, conserva-se apenas um troço da barragem com cerca de 40 metros de comprimento e 6 contrafortes.

Foram descobertas a cerca de 100 metros da Barragem, vestígios de uma villa deste período de ocupação Romana, com um conjunto de sepulturas, um templo, oficinas, tanques e partes de habitações.

O pequeno lugar do Álamo oferece paisagens deslumbrantes e momentos de plena paz de espírito, banhados pela frescura do rio, que oferece também perfeitas condições para a prática das mais variadas actividades e passeio.

Vale a pena conhecer este rio e as suas margens, podendo fazer-se bonitos percursos pela estrada ribeirinha ou mesmo de barco, alugado ou numa das excursões que se organizam na zona a têm aqui paragem. Existem também diversos percursos pedestres de grande encanto.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!