Aldeias de Foz e de Chãs de Égua

7.5

As Aldeias da Foz e de Chãs de Égua pertencem à freguesia do Piódão e com ela partilham a sua beleza mística da Serra do Açor.

As aldeias são caracterizadas pelo seu aspecto rural serrano, com as suas típicas casas de xisto e lousa, circundadas por uma natureza quase em estado puro, rica em espécies de fauna e flora que aqui encontram o seu habitat natural.

Durante muitos anos isoladas, são aldeias com origens remotas e que sobreviveram às intempéries em comunidade. Durante vários anos, contudo, situava-se no alto desta serra passava a estrada Real que ligava Coimbra à Covilhã.

As suas origens são bem longínquas, como o confirmam as cinco dezenas de pinturas rupestres do Neolítico e da Idade do Bronze que foram descobertas na zona da aldeia de Chãs d’Égua, que são consideradas pelos especialistas apenas como a “ponta do véu”de um santuário mais vasto e rico.
De facto, pensa-se que o próprio topónimo de Chãs d’Égua virá do tempo de ocupação romana, por aqui serem criadas as éguas destinadas a serem atreladas nos carros de desporto e combate.

Em Foz d´Égua situa-se uma praia fluvial de grande beleza, o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, que correm em direcção ao rio Alvoco.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!