7.8

A maravilhosa Serra do Açor situa-se entre a Serra da Estrela e a Serra da Lousã, numa zona montanhosa com predomínio de xisto, classificada como Paisagem Protegida da Serra do Açor.

A paisagem é de uma beleza indescritível, com a natureza no seu estado quase puro, e uma vegetação variada, encontrando-se castanheiros, carvalhos, loureiros, medronheiros, aveleiras, cerejeira-bravas, rosmaninho, carqueja, giestas ou urzes, entre tantas outras espécies que aqui pululam, como o Javali, a Salamandra-lusitânica ou o Lagarto de água.

A impressionante Mata da Margaraça é um dos locais mais interessantes, classificada como Reserva Biogenética, tal é a importância das suas espécies.

No alto dos seus cerca de 1350 metros de altura, a Serra é caracterizada pelos seus socalcos xistosos, onde a agricultura de subsistência persiste desde remotos períodos, facilitada pelos muitos cursos de água que aqui coexistem, como o lindíssimo Rio Alva.

De destacar são as curiosas quedas de Água da Fraga da Pena, a albufeira da Barragem de Santa Luzia com o seu imenso lago azul, as muitas aldeias construídas nas encostas e vales profundos, com típicas casas de pedra onde o tempo parece ter parado, e sobretudo toda a fabulosa beleza paisagística, albergando no horizonte toda esta realidade serrana, com a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha como pano e fundo.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!