10.0

Altares é uma encantadora freguesia rural situada na encosta noroeste da fantástica Ilha Terceira, no magnífico Arquipélago dos Açores, considerada das mais antigas da Ilha, fundada ainda antes de 1480.

Localizada nas orlas do bonito maciço vulcânico da Serra de Santa Bárbara, o que lhe permite um ambiente aprazível que conjuga serra e mar. Os seus solos férteis, os diversos cursos de água e a alta humidade determinaram desde cedo a faceta rural e pecuária de Altares.

Altares ficou conhecida na Ilha por oferecer forte resistência por alturas da revolta militar liberal em 1828, apoiando as facções absolutistas.
Ao longo dos anos tem sofrido com as diversas catástrofes naturais que assolaram a Ilha, nomeadamente sofrendo grandes estragos físicos e humanos aquando do grande terramoto de 1980, levando a uma forte tendência de emigração por parte das populações.

A região de Altares apresenta diversos locais de interesse, que atestam a sua importância natural, como é o caso da Zona Florestal do Cerro das Cales, o Cerro da Ribeira dos Gatos, a bonita Gruta do Natal ou as idílicas Lagoas do Negro e do Cerro.

Igualmente dignos de destaque são a Igreja de São Roque com origens no século XV, o Império do Espírito Santo datado de 1903, ou o interessante Museu Etnográfico que demonstra a história, usos, costumes e tradições, culturais e naturais, de Altares ao longo dos séculos.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!