7.7

A encantadora capital da bonita Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, encontra-se desde 1983 classificada como Património Mundial pela UNESCO, plena de beleza, história, monumentos, cosmopolitismo, e dona de um ambiente muito próprio.

Situada a sul da Ilha Terceira numa pequena e belíssima baía, Angra tem muito para contar. Esta foi a primeira cidade do Arquipélago dos Açores, elevada em 1534, já na altura uma muito importante e influente localidade, grande ponto de comércio e troca e ponto de escala obrigatório nas travessias transcontinentais, em busca dos “Novos Mundos”.
Angra opôs-se com heroísmo ao domínio Castelhano, tornando-se na sede do governo do país entre 1580 e 1583, e com a rendição das forças Espanholas em 1641, granjeou o título de “sempre leal cidade”. O topónimo “Heroísmo” deriva das lutas liberais do século XIX, onde Angra do Heroísmo pautou pela defesa dos ideais de liberdade.

As suas bonitas e típicas ruas são o reflexo de anos de história, influência dos vários habitantes vindos de variadas regiões, e dos muitos visitantes e negociantes que por tão importante ponto de comércio e troca, pleno de beleza, se apaixonaram. A sua riqueza está também patente nos monumentos, existindo por Angra diversas casas senhoriais e palacetes, como o Palácio Bettencourt, o dos Capitães Generais ou o Solar da Madre de Deus, entre tantos outros.

Muito há para ver e conhecer nesta cidade Património da Humanidade, que conta com monumentos como o Forte ou Castelo de São João Baptista e o de São Sebastião, que têm guardado a sua costa ao longo dos séculos, sem falar nos outros muitos fortes que defenderam a Ilha durante séculos, ou as muitas Igrejas, Capelas e Ermidas, cujo expoente máximo é a Sé Catedral do século XVI, e também Conventos como o de São Gonçalo do mesmo século, ou mesmo a centralidade e beleza da Praça Velha, ponto de partida para a descoberta do riquíssimo Património que a cidade oferece.

Situada no verdejante Arquipélago dos Açores, Angra do Heroísmo prima igualmente pelos seus espaços naturais, como o central Jardim Duque de Terceira, ou o aprazível Parque Municipal do Relvão. Igualmente interessante é o Parque Arqueológico Subaquático da Baía de Angra do Heroísmo, um verdadeiro museu subaquático, com testemunhos e vestígios que comprovam a importância estratégica da cidade ao longo dos séculos.
Museus, teatros, Praça de Touros, espaços desportivos, entre tantas outras infra-estruturas, monumentos, vistas deslumbrantes, praias… Muito tem Angra do Heroísmo a oferecer e deleitar quem a visita.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!