9.8

O Barco é uma bonita freguesia pertencente ao concelho da Covilhã, situada numa zona de grande beleza natural, encaixada entre a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha, junto ao rio Zêzere

Esta é uma região ocupada pelo homem desde há longos tempos, tendo aqui encontrado abrigo de intempéries e férteis solos, bem como a comunicação e alimento facilitada pelo rio.
A civilização Romana deixou aqui a sua marca, tanto no Monte de Argemela, separado da povoação pelo rio Zêzere, onde se encontram vestígios de três muros, que terão pertencido a um acampamento romano que, de acordo com a tradição, teria sido construído para defesa contra o grande Guerreiro Lusitano Viriato. Aqui foi explorado volfrâmio e estanho, até há alguns anos atrás, mas a sua extracção está, agora, parada.

Pensa-se que o topónimo “Barco” esteja relacionado com a passagem de uma embarcação que ligaria as duas margens do Zêzere.

Barco orgulha-se do seu típico casario Serrano, de feição rural, onde reina a paz de espírito, por entre monumentos como a Igreja Matriz, a Fonte Romana, ou as muitas Alminhas que se vão encontrando na região, símbolo de grande fervor religioso.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!