Biscoitos

Praia da Vitória

Informação

Biscoitos é uma bonita e pacata freguesia no nordeste da maravilhosa Ilha Terceira, no verdejante Arquipélago dos Açores.

Esta é uma localidade de grande beleza natural, com uma pitoresca arquitectura típica, e uma rica herança vinícola. De facto o topónimo da freguesia poderá provir do basalto preto, a terra derivada da lava seca dos vulcões, que no arquipélago se dá o nome de “biscoito”, por analogia com o pão que levava duas cozeduras a fim de aguentar viagens marítimas.
É exactamente este tipo de solo que permite boas condições para a plantação de Vinhas, produzindo-se aqui o famoso Vinho Verdelho dos Açores que, diz-se, tem antigas tradições já sendo consumido pelos navegadores na época dos Descobrimentos Portugueses.
Para melhor conhecer a importância Vinícola na freguesia, na Ilha e no Arquipélago, existe em Biscoitos o interessante Museu do Vinho, que merece uma visita.

Biscoitos tem muito mais para oferecer, orgulhando-se do seu património construído, como é o caso das Igrejas de São Pedro que remonta ao século XVII e a do Imaculado Coração de Maria do século XX, as Ermidas de Nossa Senhora do Loreto, de Santa Catarina, do Espírito Santo, de São Sebastião, de Vera Cruz ou de Nossa Senhora da Nazaré, os vários vestígios de fortes, fortins e trincheiras que protegiam esta costa, ou os pitorescos Chafarizes que durante anos abasteceram as populações. Muito interessantes são as curraletas, os muros em pedra basilar que protegem as vinhas das intempéries, constituindo hoje importantes legados patrimoniais rurais.

Dada a boa localização geográfica, as boas infra-estruturas e as maravilhosas Piscinas Naturais, Biscoitos é também um popular local de veraneio da Ilha Terceira.

Terra de tradições bem vivas, por aqui as festividades bem antigas da ilha, como as Festas do Espírito Santo, continuam com o mesmo fervor de outros tempos.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

8.6Muito Bom21 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma