8.9

Cabeceiras de Basto é uma bonita vila do Norte do País, sede de concelho, situada num vale rodeado por várias serras e abundantes cursos de água, numa zona de grande beleza natural.

A vila está situada numa região muitas vezes conhecida por “terras de Basto”, cujo nome estará ligado ao Guerreiro Lusitano "Basto", figura lendária que ficou célebre nas lutas de resistência às invasões dos Mouros, muito representado em estátuas graníticas de época anterior à de ocupação romana. Esta região terá sido um refugio das invasões mouras.
De facto, esta é uma região com povoamento humano em épocas já anteriores a Cristo, com alguns vestígios castrenses e megalíticos.
Durante a Idade Média, Cabeceiras de Basto foi um importante centro de peregrinação.

A natureza desta região situada entre o verde luxuriante do Minho e a aridez serrana de Trás-os-Montes, é generosa, num local onde a tradição se tem mantido praticamente imaculada. Cabeceiras de Basto reúne, pois, inúmeras condições para a prática das mais variadas actividades, com uma crescente feição turística de qualidade.

Na Serra da Cabreira, tem-se um panorama magnífico, com diversas espécies de fauna e flora, como se pode testemunhar num dos vários miradouros disponíveis, ou desfrutar num dos vários parques de merenda espalhados pela serra, como nas áreas de lazer de Moinhos de Rei ou Vinha de Mouros.

Por todo o concelho encontram-se diversas Casas Senhoriais, mostrando o valor destas terras ao longo dos séculos, como é o exemplo das Casas da Breia, do Casal e do Forno, em Basto, a casa da Torre, em Alvite, ou a Casa da Portela no Arco de Baúlhe, entre tantas outras, testemunhos de um tão importante património.
De destacar é também o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, a Ponte de Cavez ou o local pré-histórico de Lameiras Chãs, com diversos vestígios de ocupação antiga.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!