6.7

O Cadaval é uma bonita vila rural, sede de concelho, na região Centro do País, situada no seguimento da agradável Serra do Montejunto, de onde se tem um maravilhoso panorama.

Esta é uma região rural, rodeada de campos de vinha, com bons meios de comunicação, que se tem desenvolvido calmamente nas últimas décadas.

Os vestígios de ocupação humana nesta região remontam à pré-história, como se pode observar nas Grutas de Pragança, habitadas no Período Neolítico. Posteriormente, Cadaval foi habitada e muito influenciada por Romanos e Mouros, que aqui deixaram muito do seu conhecimento agrícola.

Toda a região tem mantido o seu bucólico aspecto Rural, sendo famosa pelos vinhos e fruta de qualidade superior, dada a fertilidade destes terrenos, explorados com técnicas já ancestrais. Esta ruralidade está presente nas pequenas aldeias e lugares que rodeiam o Cadaval, onde reina a paz de espírito e se respira o ar puro da Serra do Montejunto.

Cadaval orgulha-se do seu interessante património, símbolo de uma vivência agrícola que tem perdurado, onde se encontram monumentos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição do século XIX ou a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, ou mesmo as próximas Ermidas de Nossa Senhora das Neves, do século XIII, situada junto às ruínas do primeiro convento Dominicano quase no topo da Serra do Montejunto, e a de S. João Baptista, de onde se tem um bonito panorama. Perto situam-se as ruínas da Real Fábrica do Gelo, onde no século XVIII o gelo era recolhido em profundos vales e armazenado em tanques, sendo posteriormente transportado para Lisboa, para abastecimento da corte e dos cafés.
Vale também a pena conhecer o Museu Municipal do Cadaval, que alberga uma interessante colecção arqueológica e etnográfica da região.

Mas o Património mais interessante reside nas muitas heranças rurais que perduram ao longo dos séculos, como os muitos Moinhos dos mais variados tipos que se encontram no território, marca inegável da importância cerealífera desta região, visível também no Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!