6.0

Carregal do Sal é uma vila rural, sede de concelho, localizada na margem direita do fantástico rio Mondego, na fértil região de Dão-Lafões, conhecida pela riqueza dos seus solos, que produzem os mais frescos produtos da terra.

Localizada entre as fantásticas Serras da Estrela e do Caramulo, a região de Carregal do Sal encanta pela sua beleza natural, rica em cursos de água e terras férteis, onde se produz o afamado Vinho Dão e o muito apreciado Azeite.

O topónimo “Sal” advirá das grandes salinas construídas a mando da Casa de Santar, que abasteciam toda a região, provindo o sal da Figueira da Foz, em barcos que navegavam os rios Dão e Mondego.
O interessante Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria localiza-se na casa construída por Francisco Pais do Amaral, da Casa de Santar, no local onde estavam as salinas. O Museu apresenta hoje colecções de etnografia, pintura, arqueologia, escultura e armaria, bem como diversos sítios arqueológicos visitáveis.

Denotando a importância da actividade agrícola da região, estão as muitas casas senhoriais e brasonadas de génese medieval, numa arquitectura nobre utilizando materiais locais como o granito, pertença das nobres famílias que fizeram da fertilidade dos solos a sua máxima riqueza,


Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!