Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Descrição

Sobre Mourão não há dados que atestem a sua ocupação até à reconquista cristã da Península Ibérica, também não há certezas quanto à data da construção do castelo, todavia é certo que após passar para o domínio português, foi entregue à Ordem dos Hospitalários.

 

Por outro lado, há quem considere que no reinado de D. Sancho II, por volta de 1226, possa ter ocorrido a sua construção, mas podem ter sido apenas feitas melhorias nas suas defesas, melhorias que terão ocorrido também no reinado de D. Dinis, que renovou o foral da vila, já concedido por D. Sancho II e D. Afonso III.

 

O período do domínio filipino, marca Mourão com a sua adesão à causa de Espanha, todavia quando foi declarada a Restauração da Independência, em 1640, este castelo foi um dos primeiros aderir à causa portuguesa.

 

À semelhança de outras fortificações, sobretudo na zona fronteiriça, este castelo foi remodelado durante a Guerra da Restauração da Independência, para poder funcionar com artilharia, para o que foram construídos baluartes e os chamados revelins, muralhas com um ângulo muito acentuado, dando à planta da fortaleza a forma de estrela. 

 

Foi também atingido pelos efeitos do terramoto de 1755, no interior da cerca ainda há os vestígios da Casa da Guarda e dos antigos Paços do Concelho, está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1957.

entire


Visitar

Onde Dormir

Onde Comer

Outras Sugestões

Comentários

Reservas com as melhores tarifas
Tags Relacionadas
CastelosMonumentoMonumentos