7.5

O Castelo de Vinhais foi, provavelmente, construído no reinado de D. Dinis, depois de algumas tentativas dos reis que o antecederam, de estabelecerem uma fortificação naquela zona.

 

Este castelo teve intervenção activa na crise de 1383, iniciada com a morte do rei D. Fernando, sem deixar herdeiros masculinos, e sua filha D. Beatriz, casada com o rei de Castela, ter reclamado o trono português, o que significava a perda da independência.

 

Face à possibilidade de subirem ao trono, o filho do Rei Pedro I e Inês de Castro, a viver em Castela, ou João, Grão-Mestre de Aviz, filho de D. Pedro I e da aia de Inês de Castro, Teresa Lourenço, optou-se pelo segundo, mas originou uma guerra com Castela.

 

Vinhais tomou o partido de D. Beatriz, o castelo chegou a estar ocupado pelas forças castelhanas, mas viria a reconhecer D. João I.

 

Durante o reinado de D. Afonso V, as estruturas defensivas foram melhoradas mas foram-se degradando e no século XVI, já era referido o mau estado do castelo.

 

O que resta desta fortificação está classificado como Imóvel de Interesse Público, e depois de se ter salvo da tentativa de demolição pela Câmara municipal, beneficiou de trabalhos de consolidação e restauro, a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!