7.3

Vinhais é uma bonita vila, sede de concelho, localizada no extremo norte de Portugal, em Trás-os-Montes, numa zona plana na margem esquerda do ribeiro das Trutas, rodeada de outeiros e com a bonita Serra da Coroa a envolvê-la.

Esta é uma região com vestígios arqueológicos de antiga ocupação humana, onde se podem encontrar inscrições e gravuras rupestres e vários Castros.
Vinhais aparece referenciado no século XIII, como região, onde terão passado diversas civilizações, como a Romana, passando por aqui uma importante estrada militar que ligava Braga a Astorga. Suevos, Visigodos e Mouros por aqui passaram, tendo sido Vinhais repovoada na época da dominação dos reis de Castela e Leão.

Já no século XVII Vinhais sofreu bastante com a Guerra da Restauração, devido à sua localização geográfica.

Este é um local de antiga história, com uma natureza envolvente de grande beleza e fulgor.
Vale a pena conhecer o património histórico, arquitectónico, social e natural da região de Vinhais, que conta com monumentos tais como o Castelo, o Convento de São Francisco, a Igreja de São Facundo, de traça românica, o Pelourinho Manuelino, reconstruído já no século XX, ou o típico edifício que albergava os Paços do Concelho.

Vinhais apresenta ainda em vários locais as tradicionais casas transmontanas, construídas em xisto, albergando no piso térreo o gado e os utensílios agrícolas e em cima a zona residencial, onde a cozinha continua a ser o centro de actividade doméstica.
Pela região encontram-se ainda as várias Casas Senhoriais que atestam a importância agrícola que foi marcando o território ao longo dos séculos.

Bem famosos são os fumeiros e a produção vinícola de Vinhais, muito apreciados por todo o País.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!