Centro Cultural de Belém

8.1

Situado numa das zonas nobres da cosmopolita Lisboa, na Praça do Império, frente ao maravilhoso Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém é um equipamento arquitectónico dedicado à cultura, promovendo-a e desenvolvendo a criação e a difusão em todas as suas modalidades, funcionando também como um centro de conferências e reuniões profissionais ou grandes eventos.

Iniciado em 1988 e concluído em 1993, visava colmatar a necessidade de um espaço para acolher a presidência da união Europeia, e que ao mesmo tempo e posteriormente, albergasse o crescente leque de actividades culturais da capital e do País.

O projecto foi atribuído aos Arquitectos Vittorio Gregotti (Itália) e Manuel Salgado (Portugal), albergando de cinco módulos: Centro de Reuniões, Centro de Espectáculos, Centro de Exposições, Zona Hoteleira e Equipamento Complementar. Ocupa hoje uma área de construção de 97 mil metros quadrados, distribuída em seis hectares separados por duas ruas internas e unidos por um caminho pedonal que cria uma continuidade com a bonita Praça do Império.

A sua localização, que causou muita polémica aquando a sua projecção, visava assinalar o ponto de partida dos descobrimentos marítimos, que deram “novos mundos ao mundo”, abrindo portas a outras culturas, alargando todo o espaço cultural e artístico a nível mundial.

O Centro Cultural de Belém compreende gabinetes técnicos, salas de qualidade, auditórios, lojas, restauração, galerias de exposição, jardins, actividades pedagógicas, museus, entre muitas outras valências e disposições ao serviço da cultura, num dos locais mais belos e históricos de Lisboa, junto ao lendário Rio Tejo.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!