8.9

O Chiado é, hoje em dia, um dos locais mais prestigiados de Lisboa. Situado entre o Bairro Alto e a Baixa de Lisboa, aqui se podem encontrar as mais diversas lojas de designers, ateliers, galerias de arte, museus, restaurantes, cafés típicos e modernos, livrarias, teatros e muitas manifestações artísticas e culturais.
O Chiado é um bairro histórico, frequentado por intelectuais modernistas e desde sempre tem estado ligado a uma Lisboa cosmopolita, com uma forte componente intelectual, liberal, modernista e também romântica.
A estátua Luís de Camões, no largo com o seu nome, a Rua Garrett (principal artéria comercial da área), os famosos cafés (entre eles o célebre “A Brasileira”, cuja esplanada ostenta a figura do poeta Fernando Pessoa sentado num dos seus locais preferidos da cidade), os teatros da Trindade, de São Luiz e de São Carlos (único teatro de ópera em Portugal), o Convento do Carmo, o Elevador de Santa Justa, o Palácio Valadares (no local onde foi fundada a primeira universidade de Portugal), o Museu Nacional de Arte Contemporânea, e as Igrejas do Loreto, a de Nossa Senhora da Encarnação, e a da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, são apenas alguns dos importantes monumentos e símbolos Lisboetas que o Chiado orgulhosamente alberga.
Em 1988 um grave incêndio de elevadas dimensões devastou o Chiado, que tem tido obras de restauração permanentes desde essa fatídica data. As obras têm dotado este espaço já tão especial e histórico, de novas e remodeladas infra-estruturas mais adequadas aos tempos modernos, tendo o projecto sido dirigido pelo conceituado arquitecto Português Siza Vieira.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!