7.6

Coja é uma bonita aldeia do Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, e banhada pelo cristalino Rio Alva, num local abençoado pela natureza e pelo fresco ar do rio.

Esta é uma povoação de origens bem remotas, com vestígios de ocupações Romanas e Muçulmanas, para aqui atraídas pela fertilidade dos solos e pela exploração de minérios.
Sabe-se que aqui existiu um Castelo anterior à nacionalidade, situado fronteiriço à actual povoação, entre o Rio Alva e a foz da Ribeira da Mata, que terá sido destruído por alturas da reconquista Cristã.

Coja tem um interessante Património que vale a pena conhecer, como a Igreja Matriz de São Miguel, restaurada no século XIX, as Capelas de Santo António do século XVIII, do Senhor do Sepulcro, de Nossa Senhora da Ribeira e da Casa do Prior Costa, o Pelourinho em estilo Manuelino ou mesmo a Senhorial Casa da Praça do século XVIII.

Mas o maior atributo da aldeia é toda a envolvente natural com belos cenários bucólicos, de paz de espírito e tradição, com a mais valia das Praias Fluviais, como o Caneiro da Moenda e o Caneiro do Moinho D’Alva.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!