Convento de Nossa Senhora da Graça

Torres Vedras

Informação

O Convento de Nossa Senhora da Graça, fundado pelos Eremitas Calçados de Santo Agostinho, em Torres Vedras, nos finais so século XIV, tornar-se-ia, desde logo, e até ao século XIX, o principal centro religioso, cultural e assistencial da então vila.

Depois de uma primeira tentativa - fracassada - no século XIII, foi fundado num local defronte da igreja matriz de São Tiago, em 1366, recebendo os Eremitas Calçados de Santo Agostinho. Em 1544, os frades mudaram-se para o hospital de Santo André.

Em 1559, o edifício velho começou a ser demolido para se aproveitarem os materiais para a construção da nova igreja, que já se encontrava pronta em 1580. No primeiro quartel de Setecentos, efectuou-se uma renovação arquitectural do Convento de Torres Vedras.

O Convento crescia em fama e influência, atingindo o ponto alto em 1778, quando Frei Gonçalo de Lagos foi canonizado. O Convento alberga actualmente o Museu Municipal de Torres Vedras e a sua mostra arqueológica e etnográfica.

A Igreja do Convento, cujas obras de recuperação estão em fase de acabamento, é talvez o local que permanece mais fiel ao estilo e utilidade das suas origens.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

6.8Normal15 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma