Torres Vedras
A cidade propriamente dita é constituida pelas freguesias de Santa Maria do Castelo e São Miguel e pela de São Pedro e São Tiago.
Esta região tão rica em terrenos férteis, tempo ameno, bons meios de comunicação e força marítima, é habitada pelo Homem desde tempos remotos, existindo diversos Castros no seu território como o da Achada, o Cabeço do Jardo, o do Penedo ou o do Zambujal, um dos mais complexos povoados fortificados pré-históricos.
A ocupação Romana do território deixou as suas fortes marcas, como na Quinta do Juncal e na da Macheia, na Louriceira, na Quinta de São Gião, entre outros, tendo também sido ocupada por Muçulmanos até 1148, quando D. Afonso Henriques conquistou o castelo de Torres Vedras que foi de grande importância nacional durante a Idade Média.
Já no século XIX, com as invasões Francesas, toda a região ganha uma maior importância com a construção das “Linhas de Torres” (um conjunto de fortificações militares disposto em linha em redor de Lisboa) que conseguiram deter as forças inimigas.
Em 1846 Torres Vedras vê-se ocupada por tropas constitucionais, comandadas pelo Conde de Bomfim que lutam contra as tropas do Marechal Saldanha, dando-se a batalha de tomada de Torres Vedras, terminando com a rendição do Conde de Bomfim.
Com tão rica história, Torres Vedras apresenta igualmente um Património de grande valor, sabendo-se uma vez lá, que se atravessam ruas onde a história tem sido escrita, encontrando monumentos como o magnífico Castelo, que se crê de fundação Mourisca, com o seu agradável Jardim e a Igreja de Santa Maria do Castelo; as ruínas do Palácio dos Alcaides; as Igrejas de Santiago e da Misericórdia; as Capelas de Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora da Pena, do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Fátima; as Ermidas de Santa Mirinha e de São Gião; a Igreja e Convento do Varatojo fundado em 1470 pelo rei D. Afonso VI em agradecimento pelas conquistas no Norte de África ou o majestoso Aqueduto, entre muitos outros pontos de interesse.
De destacar é também o Convento da Graça do século XVI, que hoje em dia alberga o interessante Museu Municipal dedicado às guerras peninsulares e á história, arte e etnologia da região de Torres Vedras.
A região de Torres Vedras, essencialmente agrícola, é também muito conhecida pelos vinhos que aqui são produzidos.
Locais que pode visitar
pontos de interesse no concelho
Agenda e Lazer
Algumas sugestões para o seu lazer
Onde Comer
Temos várias sugestões no concelho de Torres Vedras onde poderá ter uma experiência gastronómica
Onde Dormir
Depois de passear por lugares fantásticos em Torres Vedras, nada melhor que um merecido descanso...
Experiências para a sua viagem
Temos várias experiências para uma visita única
Outros Concelhos
- Alenquer
- Arruda dos Vinhos
- Azambuja
- Cadaval
- Cascais
- Lisboa
- Loures
- Lourinhã
- Mafra
- Oeiras
- Sintra
- Sobral Monte Agraço
- Torres Vedras
- Vila Franca de Xira
- Amadora
- Odivelas
Regiões de Portugal
Já pensou onde quer ir na próxima viagem?
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!