8.4

Elvas é uma das principais cidades Alentejanas, sede de município, situada bem próxima da fronteira com Espanha, e desde cedo um importante bastião estratégico, construída dentro de muralhas em forma de estrela.

Vários povos passaram por Elvas e deixaram o seu legado, como os Visigodos, os Celtas, os Romanos (que a apelidaram de “Helvas”) ou os Mouros, tendo sido reconquistada aos Mouros por diversas vezes, fazendo definitivamente parte do Reino Português em 1229, e sofrendo ao longo dos séculos variados ataques espanhóis. De facto, em 1659, as suas linhas de muralhas e os fortes de Santa Luzia e da Graça tiveram um papel defensivo importante no desfecho da Guerra da Restauração, na Batalha das Linhas de Elvas.

Toda a cidade é dona de um património riquíssimo, contando mesmo com um imenso espólio de monumentos megalíticos, bem como um bom acervo arqueológico da época pré e romana.
Da época medieval são de realçar o bonito Castelo do século XIII de Elvas, a Igreja de São Domingos ou a Igreja de São Pedro do século XII.
O monumento mais vistoso da cidade é, talvez, o grande Aqueduto da Amoreira, cuja construção se iniciou em 1498 e foi concluído em 1622, com uma extensão de cerca 7.800 metros, com um total de 843 arcos, chegando alguns a atingir mais de 30 metros. Do mesmo arquitecto do Aqueduto é a bonita Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, obra do século XVI. Muitas outras Igrejas são dignas de registo, como a Igreja das Domínicas, da Nossa Senhora da Nazaré, da Conceição, ou a da Ordem Terceira de São Francisco, ou já fora das muralhas, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, onde se realiza anualmente em Setembro, uma famosa Romaria, coincidente com a Feira de São Mateus.

Confiante no seu património, tradição, e importância histórica, Elvas apresenta diversos núcleos museológicos de grande interesse, como o Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, o Museu Militar, o de Arte contemporânea, o Museu Rural, o Etnográfico, o de Arqueologia, o Museu do Ferrador e até o Museu da Cera da Piedade.
A Gastronomia Alentejana encontra-se bem representada em Elvas, destacando-se as sopas de pão, diversas especialidades de carne de porco e borrego, vários tipos de enchidos e as famosas azeitonas e ameixas de Elvas.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!