Elvas

Portalegre

guia para visitar o concelho

Elvas

Elvas é uma das principais cidades Alentejanas, sede de município, situada bem próxima da fronteira com Espanha, e desde cedo um importante bastião estratégico, construída dentro de muralhas em forma de estrela.

Vários povos passaram por Elvas e deixaram o seu legado, como os Visigodos, os Celtas, os Romanos (que a apelidaram de “Helvas”) ou os Mouros, tendo sido reconquistada aos Mouros por diversas vezes, fazendo definitivamente parte do Reino Português em 1229, e sofrendo ao longo dos séculos variados ataques espanhóis. De facto, em 1659, as suas linhas de muralhas e os fortes de Santa Luzia e da Graça tiveram um papel defensivo importante no desfecho da Guerra da Restauração, na Batalha das Linhas de Elvas.

Toda a cidade é dona de um património riquíssimo, contando mesmo com um imenso espólio de monumentos megalíticos, bem como um bom acervo arqueológico da época pré e romana.
Da época medieval são de realçar o bonito Castelo do século XIII de Elvas, a Igreja de São Domingos ou a Igreja de São Pedro do século XII.
O monumento mais vistoso da cidade é, talvez, o grande Aqueduto da Amoreira, cuja construção se iniciou em 1498 e foi concluído em 1622, com uma extensão de cerca 7.800 metros, com um total de 843 arcos, chegando alguns a atingir mais de 30 metros. Do mesmo arquitecto do Aqueduto é a bonita Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, obra do século XVI. Muitas outras Igrejas são dignas de registo, como a Igreja das Domínicas, da Nossa Senhora da Nazaré, da Conceição, ou a da Ordem Terceira de São Francisco, ou já fora das muralhas, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, onde se realiza anualmente em Setembro, uma famosa Romaria, coincidente com a Feira de São Mateus.

Confiante no seu património, tradição, e importância histórica, Elvas apresenta diversos núcleos museológicos de grande interesse, como o Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, o Museu Militar, o de Arte contemporânea, o Museu Rural, o Etnográfico, o de Arqueologia, o Museu do Ferrador e até o Museu da Cera da Piedade.
A Gastronomia Alentejana encontra-se bem representada em Elvas, destacando-se as sopas de pão, diversas especialidades de carne de porco e borrego, vários tipos de enchidos e as famosas azeitonas e ameixas de Elvas.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Locais que pode visitar

pontos de interesse no concelho

Agenda e Lazer

Algumas sugestões para o seu lazer

Onde Comer

Temos várias sugestões no concelho de Elvas onde poderá ter uma experiência gastronómica

ver mais

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Elvas, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma