8.1

Esmoriz é uma cidade situada na fronteira entre a região Centro e a região Norte de Portugal, pertencente ao concelho de Ovar, localizada na bonita costa Atlântica e por ela muito influenciada desde os seus primórdios.

O maior símbolo de Esmoriz é a sua praia de areais finas e claras, onde se denota uma crescente indústria turística, estando hoje dotada das mais variadas infra-estruturas, como alojamento e célebre restauração, oferecendo os mais frescos sabores do mar.

Esmoriz tem origens remotas, derivando o seu topónimo de alturas da ocupação Romana da região, quando se chamaria Hermeriz ou Ermeriz.

Outro dos grandes símbolos de Esmoriz são os seus Palheiros: casas típicas de pescadores, existentes pelo menos desde o século XIX, construídas em madeira assente em estacas, permitindo a circulação do vento, água e animais, por debaixo delas. Hoje em dia poucas destas estruturas se mantêm, existindo contudo uma preocupação de manutenção das existentes. Esmoriz prima também pelas habitações de veraneio que durante o século XX foram construídas, conforme a importância turística e balnear da freguesia ia aumentando.

Vale a pena desfrutar das belas paisagens marítimas, e conhecer o centro histórico da localidade, encontrando monumentos como a Igreja Matriz de finais do século XIX ou a Capela do Bom Despacho do século XVII, dona de um bom conjunto de esculturas.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!