Farol Museu Santa Marta

6.6

O Farol de Santa Marta localiza-se no Forte com o mesmo nome, na Ponta do Salmôdo, na encantadora vila de Cascais

Transformado em unidade museológica a partir de 2006, este Farol-Museu integra o perímetro cultural constituído pela Cidadela, Museu Condes de Castro Guimarães, Centro Cultural de Cascais, Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, Museu do Mar e Casa Henrique Sommer.

O Forte de Santa Marta foi provavelmente construído após a Restauração da Independência de Portugal no século XVII, tendo sido apenas edificado o Farol em 1868, e ampliado em 1936, passando a ser automatizado já nos anos 80.

Com o objectivo de promover a requalificação e conversão do Forte e Farol de Santa Marta em espaço de cultura e lazer, conquanto mantendo as suas funções de sinalização costeira, foi projectado o espaço Museológico, por Francisco Aires Mateus e Manuel Aires Mateus e o programa museológico por Joaquim Boiça.

O Museu pretende uma abordagem geral sobre os faróis e os faróis de Portugal, e aborda mais concretamente o forte e o farol de Santa Marta e os faróis e as ajudas à navegação em Cascais e na barra do Tejo. O Museu chama também a atenção para o Faroleiro, e as suas artes e ofícios.

O espaço divide-se em dois núcleos expositivos e um auditório. Daqui pode-se também aceder ás baterias do forte com uma magnífica vista sobre o vasto Oceano Atlântico, a um importante centro de documentação e a uma agradável cafetaria.

Horário:
3ª a 6ª feira das 10H00/17h00
Sábado e domingo das 10h00/13h00 e das 14h00/17h00
Encerra às 2ª feira e feriados
Nota:
O horário de abertura da torre para os visitantes em regime de visita livre (não requer marcação):
 4ª a 6ª feira – das 11h00 às 12h00
 4º sábado do mês – das 11h00 às 13h00

Entrada gratuita



Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!