Quantcast

Cascais

Lisboa

guia para visitar o concelho

Cascais

Situado entre o Oceano Atlântico e a Serra de Sintra, o concelho de Cascais foi, desde sempre um importante centro turístico, tendo recebido durante e depois da II Guerra Mundial um elevado número de refugiados e exilados, de entre os quais se destacam os Condes de Barcelona, o Rei Humberto II de Itália, Carol II da Roménia e inúmeras figuras do panorama desportivo e cultural.
Na segunda metade do século XII Cascais era uma pequena aldeia de pescadores e lavradores e daí parece derivar o topónimo Cascais, plural de cascal (monte de cascas), o que se deve relacionar com a abundância de moluscos marinhos aí existentes.
Desde as suas praias convidativas à prática de desportos náuticos, ao seu riquíssimo património histórico / cultural, à paisagem majestosa do parque natural Sintra - Cascais, às noites animadas, muitas são as opções e oportunidades de divertimento e lazer no Concelho de Cascais.
Cascais possui cerca de 15 Km de extensão de praias, que se iniciam na concorrida Praia de Carcavelos, onde termina o estuário do Tejo, passando pela praia da Parede, conhecida pelos efeitos terapêuticos das suas águas ricas em iodo. Impossível seria deixar de referir a cosmopolita zona do Estoril, onde se destaca a praia do Tamariz, situada no enfiamento da Alameda do Casino, ladeada por magníficos Palacetes.
Nos limites do Concelho e emoldurada pela belíssima paisagem do parque Natural Sintra - Cascais, encontram-se as praias mais ocidentais do concelho, sendo de destacar a Praia do Guincho, caracterizada pelos seus fortes ventos vindos de oeste, razão pela qual constitui um dos cenários dos campeonatos da Europa de Windsurf.
A melhor maneira de apreciar toda a beleza da orla costeira de Cascais é fazendo um passeio à "beira mar" ao longo do "paredão", um percurso pedestre de aproximadamente 3 km de extensão, entre São João do Estoril e Cascais.
O centro de Cascais é uma antiga e pitoresca vila de pescadores, com pequenas praias urbanas de onde se avistam os barcos de pescadores. Não deixe de visitar o centro histórico de Cascais e as suas ruelas típicas e pitorescas. Do Largo 5 de Outubro, onde se encontra o antigo palácio dos Condes da Guarda hoje edifício dos Paços do Concelho, poderá admirar e apreciar a beleza da Baía de Cascais, ou iniciar um passeio até à marina passando pela Cidadela e pelo Centro Cultural antigo convento da Nª. Sra. da Piedade datado do Século. XVI.
Numa perspectiva museológica, o concelho de cascais apresenta uma vasta lista de locais que valem a pena visitar. É o caso do Museu do Mar e do Museu Condes de Castro Guimarães.
Durante os meses de Verão, realiza-se a tradicional Feira do Artesanato do Estoril onde se pode adquirir artesanato nacional, apreciar espectáculos de folclore ou provar pratos típicos.
Ás quartas e sábados decorre, no espaço do Mercado de Cascais, um mercado saloio onde se cruzam as formas mais tradicionais da mostra de produtos com as novas formas de consumo.
Com o mar aos pés, Cascais pode orgulhar-se da sua excelente gastronomia baseada nos pratos de marisco e peixe fresco.
Em Cascais encontram-se restaurantes para todos os gostos e bolsas, que primam pela qualidade e bom gosto.
Reservas
O Alojamento que procura está aqui!

Explorar Cascais

sugestões para visitar no concelho

Agenda e Lazer

Algumas sugestões para o seu lazer

ver mais

Onde Comer

Temos várias sugestões no concelho de Cascais onde poderá ter uma experiência gastronómica

ver mais

Onde Dormir

Depois de passear por lugares fantásticos em Cascais, nada melhor que um merecido descanso...

ver mais

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Outros Concelhos

Regiões de Portugal

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?

Encontre aqui o Alojamento ideal para si!

Cidade Online

Escolha o Idioma