8.5

Folgosinho é uma bonita freguesia pertencente ao concelho de Gouveia, situada na encosta Norte da Serra da Estrela, a 933 metros de altitude, sendo conhecida por ter sido, segundo a tradição, o local de nascimento do grande guerreiro Lusitano: Viriato.

A pitoresca vila ergue-se numa grande cordilheira, banhada por três ribeiras que lhe proporcionaram ao longo dos séculos fertilidade e auxiliaram na fixação das populações. Daqui, a vista é magnífica, descortinando não só a maravilhosa natureza circundante, mas também cidades vizinhas e mais afastadas, como Mangualde, Celorico da Beira, Viseu ou mesmo Guarda.

As origens de Folgosinho são remotas, como o comprovam os vestígios de dois Castros pré-históricos, tendo sido uma povoação de difíceis acessos, praticamente até inícios do século XX, deste modo muito fechada nela própria, mantendo fortes tradições durante a passagem dos séculos.

Esta pequena vila de ruas tradicionais serranas, tem a particularidade de ter as suas ruas decoradas com quadras populares, encimadas pelo seu Castelo, e contando com outros monumentos como a igreja Matriz do século XVI, o Pelourinho, o local de Cerro das Forcas onde existia a antiga Forca da vila, bem próximo do sítio arqueológico do Outeiro, ou as Fontes tradicionais da vila, como a do Pedrão.


Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!