Gruta do Escoural

Herdade da Sala - Montemor-o-Novo

Informação

A Gruta do Escoural é o ponto fundamental do sítio arqueológico do Escoural, situada na Herdade da Sala, no bonito concelho Alentejano de Montemor-o-Novo, freguesia de Santiago do Escoural, constituindo mesmo a única caverna conhecida até agora no País com gravuras e pinturas rupestres datadas do Período Paleolítico Superior.


A Gruta é constituída por várias salas e galerias que serviram populações há cerca de 50 000 anos, que ilustraram o seu interior com cenas do seu quotidiano.


A primeira ocupação remonta ao Paleolítico Médio, quando grupos de caçadores-recolectores neandertalenses utilizaram esta Gruta como abrigo temporário para a caça.


Já durante o Paleolítico Superior (35 000 a 8 000 a.C.), a área é reaproveitada como Santuário, onde são visíveis os vestígios decorativos da Arte Pré-Histórica.


No Período Neolítico (5 000 a.C.

a 3 000 a.C.), a Gruta foi transformada em cemitério das comunidades de agricultores e pastores localizadas nos arredores.

Estes terão aproveitado as lajes calcárias do exterior da gruta para gravar diversos motivos esquemáticos e animais estilizados, formando um santuário rupestre ao ar livre.


No final deste Período a Gruta é encerrada, sendo o espaço na elevação acima da Gruta habitado por comunidades do Calcolítico (2000 a.C.).


A Gruta do Escoural foi descoberta em 1963, através da exploração de mármore na Herdade da Sala, ao encontrar neste espaço diversas ossadas humanas e outros vestígios arqueológicos.


Está classificada como Monumento Nacional desde Outubro de 1963.


A gruta é visitável por pequenos grupos, (máximo de dez pessoas) normalmente de terça a sábado com reserva prévia.
Deverá contatar o Centro de Interpretação da Gruta na vila de Escoural 
Contatos: tel.

266 857 000 ou grutadoescoural@cultura-alentejo.pt
A gruta situa-se a cerca de 3 kms da vila de Santiago do Escoural
Um agradecimento especial do Guia da Cidade à Direcção Regional de Cultura do Alentejo que nos autorizou a tirar as fotografias.
.

Mapa

Avaliação

7.0Bom33 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma