Igreja do Menino Deus

5.4

A Igreja do Menino Deus está localizada na freguesia de Santiago, na cidade de Lisboa, e está classificada como monumento nacional desde 1918.

A fundação da Igreja data de 1711 e foi ordenada pelo rei Dom João V que esperava o nascimento de um herdeiro ao trono. A obra foi encomendada a João Antunes e é considerado o seu último trabalho, inacabado, e com semelhanças à Igreja de Santa Engrácia, de sua autoria, situada no Campo de Santa Clara.

A igreja do Menino Deus foi concluída pelo famoso arquitecto João Frederico Ludovice e ficou contígua ao hospital chamado de Mantelatos da Ordem Terceira de São Francisco de Xabregas, que já existia no local, e que albergava uma imagem milagrosa do Menino Jesus ou como mais tarde ficou conhecida por Menino Deus.

A imponente fachada principal, de traço maneirista integra elementos barrocos e está avançada em relação à parte conventual, que no interior possui um claustro, também ele maneirista, com painéis de azulejos evocativos de temas religiosos.

No interior da igreja, a planta rectangular proporciona o efeito octogonal e é rematada no topo pela capela-mor, conferindo a noção de amplitude.

De destacar o majestático portal, ladeado por colunas coríntias e coroado pelas volutas que ladeiam a lápide comemorativa do lançamento da primeira pedra da Igreja.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!