Igreja Paroquial do Santíssimo Sacramento

6.7

A Igreja Paroquial do Santíssimo Sacramento foi criada em 1147, logo depois de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, ter conquistado Lisboa aos mouros...

Começou por ser uma pequena ermida, cuja construção teve início a 21 de Novembro do ano da conquista, com a intenção de nela ser prestado culto à sagrada imagem de Nossa Senhora.

No Ano de 1750, após a conclusão do restauro iniciado em 1746, era uma igreja barroca com a grandiosidade que hoje ostenta. Esse templo foi completamente destruído pelo terramoto que devastou Lisboa em 1 de Novembro de 1755.

Situada na Calçada um Sacramento, um pouco lateral ao eixo Baixa-Chiado, a actual Igreja, projectada pelo Arquitecto Manuel Reinaldo dos Santos, foi dedicada em Março de 1784. É o ex libris da reconstrução pombalina em edifícios religiosos.

Situada no coração de Lisboa, nela trabalharam os melhores artistas e os melhores artífices da época. Nela se utilizaram os melhores dos recursos então disponíveis: pedra, mármores, madeiras, ferragens.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!