9.8

A cidade de Machico, sede de concelho, situa-se na costa Leste da fantástica Ilha da Madeira, plena de beleza natural, onde se diz ter sido o primeiro local onde desembarcaram os descobridores da ilha: João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira em 1419.

Terra de férteis terrenos, tem mantido a sua faceta rural, pese embora a crescente feição urbana e turística da região, que tem sabido manter vivas as tradições e costumes de Machico. De facto, Machico apresentou-se como uma das principais urbes Madeirenses nos primeiros tempos de colonização, contudo com o desenvolvimento do Funchal e de outra menores urbes, foi perdendo o seu peso, e ganhando uma maior faceta rural e tradicional.

Machico orgulha-se do seu rico património, oferecendo monumentos como a Manuelina Igreja Matriz do século XV, a Capela dos Milagres, reconstruída em 1815, a Casa da Capela ou Solar da Ermida, a fonte de São Roque e os Fortes de Nossa Senhora do Amparo e de São João Baptista, do século XVII.

Vale a pena contemplar os bonitos panoramas desta ilha “pérola do Atlântico”, existindo pela região de Machico diversos pontos privilegiados para tal, como os Miradouros do Pico do Facho, do Senhor dos Milagres ou o da Queimada.

Bem próxima, a freguesia do Caniçal deslumbra o visitante pela sua antiga história de pesca da baleia, imortalizada hoje em dia no Museu da Baleia.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!