8.6

Martinlongo, também conhecida por Martim Longo ou Martilongo, é uma pacata freguesia do bonito concelho de Alcoutim, situada na região Algarvia, próxima da fronteira com o Alentejo , num numa “outro” Algarve já distanciado das praias douradas de águas cristalinas, mas cheio de encanto e com muito para ver e conhecer.

A freguesia e todos os lugares a ela pertencentes, plenos de carisma e paz de espírito, rodeiam-se de uma beleza natural de grande beleza, apresentando lugares de grande interesse, que vale a pena conhecer.

Martinlongo denota ocupação humana desde remotos períodos, apresentando mesmo alguns vestígios arqueológicos Romanos, tendo tido o seu apogeu posteriormente no século XVI, quando era a localidade mais importante do concelho de Alcoutim, com uma forte indústria têxtil.

A pacata freguesia orgulha-se da sua Igreja Matriz do século XVI, das Ermidas do Espírito Santo, de São Sebastião ou da de Santa Justa e também nos núcleos museológicos em Santa Justa e na Barrada, dedicados à etnologia desta interessante região, plena de tradição e costumes que importam preservar.

Um dos maiores bens patrimoniais de Martinlongo é o seu rico artesanato, nomeadamente as Mantas de lã e as muito famosas Bonecas de juta, ou miniaturas em cortiça.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!