6.1

Mortágua é uma pacata vila, sede de concelho, localizada na fértil região de Dão-Lafões, rodeada por verdejantes terrenos, plenos de ruralidade.

Esta é uma região de antiga ocupação humana, existindo alguns vestígios de castros e até mesmo de arte rupestre, como na Lapa dos Mouros. Terão, inclusivamente, existido pela região do concelho de Mortágua, algumas povoações Romanas, e por aqui passaria uma das mais importantes vias do Império, que ligava ao litoral oeste da Península Ibérica.
Mortágua manteve ao longo dos anos as suas fortes tradições e um ambiente encantadoramente rural, no aproveitamento destes férteis solos, produzindo fruta, vegetais, vinho e pasto para gado, não esquecendo as ricas zonas florestais.
Em Mortágua pernoitaram as tropas Francesas aquando a terceira invasão do território.

Mortágua orgulha-se do seu Património, com destaque para a sua Igreja Matriz do século XVI em homenagem a Nossa Senhora da Assunção, do seu Pelourinho Manuelino também do século XVI com as armas do concelho, o próximo Santuário de São Salvador do Mundo (a cerca de 1km de distância do centro da vila), construído no local de um antigo castro, e, claro, dos muitos legados rurais que podem ser encontrados pela região, como os Moinhos, as azenhas, os espigueiros de madeira, entre tantos outros, durante muitos anos utilizados para o sábio aproveitamento das forças da natureza.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!