8.7

Óvoa é uma encantadora aldeia do concelho de Santa Comba Dão, situada num local de férteis terrenos, dona de uma graciosa ruralidade.

Outrora uma importante localidades da região, chegou a ser sede de concelho até ao século XIX, altura que sofre um decréscimo de população e economia, sobretudo com o grande surto de emigração que se verificou um pouco por toda a região Beirã.

A aldeia tem mantido vivas as suas tradições e o seu encantador ambiente rural, onde o tempo parece ter parado, ao lado de monumentos como a bela Igreja Matriz datada de 1725, rica em talha dourada, a Capela de Santa Eufémia, o bonito Pelourinho de Pedra Ançã datado provavelmente do século XVII, ou mesmo o edifício do antigo Tribunal e Cadeia, onde funciona hoje a Junta de Freguesia.

Dada a fertilidade destes solos, são visíveis pela região diversas casas senhoriais e brasonadas dos “senhores da terra”, que espelham a riqueza produzida pela agricultura como é o caso dos Solares da Laidinha e o dos Mesquitas ou da Casa dos Motas, entre outros elegantes legados patrimoniais.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!