5.7

Localizado na bela cidade de Peso da Régua, famosa por ser a capital da região demarcada que produz o célebre vinho do Porto, o Museu do Douro, parte integrante e centro de exposições da Fundação Museu do Douro, tem como objecto máximo a preservação, estudo e exposição de objectos e factos importantes da história e desenvolvimento de toda a região do Douro, que durante tantos séculos prima pela sua beleza natural e pela influência vinhateira.

Aqui se demonstra, orgulhosamente, o que é a Região Demarcada do Douro na sua essência, preservando esse tão importante e rico Património, disponível agora para as gerações vindouras.

O Museu encontra-se instalado na Casa da Companhia – um edifício do século XVIII que foi outrora centro de vinificação e armazenamento, tendo também funcionado como uma espécie de tribunal relativo a qualquer infracção que prejudicasse a actividade vinícola.

O Museu do Douro apresenta várias exposições temporárias e uma exposição permanente instalada no Armazém 43 do edifício do Solar do Vinho do Porto, intitulada “Memória da Terra e do Vinho”, dispondo também de serviços educativos, museológicos e um centro de informação, bem como organização de publicações científicas, apoio técnico a outras instituições na área da museologia, da conservação preventiva e do restauro, entre outras.
Conta, igualmente, com Biblioteca temática, arquivo, loja com produtos exclusivos, Restaurante e o ‘wine bar’ com vista sobre o fantástico rio Douro.

Este Museu está integrado na Rede de Museus do Douro, contando com diversas actividades que melhor complementam a informação disponível sobre este valioso património, exprimindo a diversidade cultural desta região.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!