Museu Lisboa - Palácio Pimenta

9.2

O Museu da Cidade agora denominado Museu de Lisboa, está instalado no Palácio Pimenta com localização no Campo Grande. Sobre o Palácio diz-se que o rei D. João V o mandou erguer no século XVIII para se encontrar com a sua amante, uma freira do Convento de Odivelas. Já sobre o museu, ilustra a história da cidade de Lisboa desde a pré-história até ao século XX. De um modo bastante organizado encontramos variadas colecções, desde pintura, gravuras, lapidária, cerâmicas e painéis de azulejos. No entanto, a atenção dos visitantes recai sobre a maqueta da cidade de Lisboa antes do terramoto de 1755.
De gesso e madeira, a maqueta tem de tamanho 10250 mm x 4000 mm e apresenta assim uma visão antes do terramoto, que destruiu quase por completo a cidade. A maqueta é complementada por um pequeno ecrã digital, onde os visitantes podem seleccionar o que pretendem ver sobre a mesma (textos, imagens, vídeos). Assim, também o museu da cidade caminha no sentido das novas tecnologias. A Torre de Belém é neste momento a atracção da sala do destaque, pois comemoramos os 500 anos do início da sua construção. Há, assim, pinturas, gravuras e cerâmicas dedicadas à Torre de Belém.
Ao sairmos desta sala, entramos na cozinha, apreciando assim a beleza dos azulejos que a compõe, aliás importa observar os azulejos em cada sala do palácio, pois são extraordinários. Para terminar a visita deslumbre-se pelo jardim do palácio acompanhado pelos pavões.  

Horários: de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 (encerra das 13h00 às 14h00) Encerra à segunda-feira e feriados (exceto a 13 de junho)

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!