5.7

Ovar, promovida a cidade desde 1984, a maior parte da sua história foi escrita como sendo concelho, titulo este que vem desde 1251.

Inserida no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga, contabiliza nos dias de hoje sensivelmente 16 849 habitantes residentes. Por ser banhado por quase 15 km na sua costa, pode-se disfrutar de um clima ameno e praias agradáveis.

A origem do peculiar nome “Ovar” de entre vários contos, a maioria prefere acreditar que vem do facto de imensa população de aves que desovavam e criavam na região, daí o verbo “ovar”. A Ria é uma das caracteristicas que mais controvérsia gera no que respeita à data da sua formação, visto que há quem lhe atribua 4 milénios de longevidade e há quem se oponha apontando meados do século X ou mesmo XI.

Em qualquer dos casos, todos concordam que o mar criava a sua linha de maré muito mais no interior do que se verifica nos dias de hoje, fazendo desta forma Ovar perder o seu titulo de “Porto de Mar” de que outrora gozava. Ovar tem uma forte dinâmica nas áreas dos serviços e do comércio, bem como nas suas estruturas produtivas, sendo a indústria transformadora a principal fonte de emprego.

O famoso e divertido Carnaval de Ovar, que se realiza em Fevereiro o qual é reconhecido a nível internacional, festa data de 1952, atraíndo anualmente milhares de visitantes durante sensivelmente um mês, onde os bailes, as brincadeiras, as iniciativas culturais e o desfile de cerca de dois mil foliões vareiros, são as atrações principais.

Não menos importantes, também as Procissões Quaresmais, a Festa em honra de Santa Catarina na Ribeira, as Festas do Mar no Furadouro, a Festa da Senhora da Boa Viagem, a Romaria em honra da Senhora do Parto realizada no Jardim dos Campos e a Festa em honra de S. Cristóvão, são várias expressões culturais de índole colectiva que marcam a actividade sócio - cultural.

Outra caracteristica cultural de Ovar, é a utilização do azulejo como componente decorativa na arquitetura local, não fosse ser considerada a cidade "Museu do Azulejo". No que respeita aos elementos caracteristicos naturais, de elevado valor ecológico destacam-se o mar, a floresta e a ria, nos quais se desenvolvimem de actividades ligadas ao turismo e lazer.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!