8.2

Paderne é uma bonita aldeia rural situada no barrocal Algarvio, no concelho de Albufeira, dona de lindas paisagens naturais e arquitectónicas, com muito para conhecer.

Pensa-se que Paderne é uma aldeia muito antiga, antigamente apelidada de “Paderna”, talvez de origem lusitana que significava áspero, rude, duro e intratável. Por aqui terão passado Fenícios, Romanos, Visigodos e Árabes, estes últimos deixando a sua forte influência por toda a região Algarvia.
De facto, foram descobertas galerias subterrâneas que terão sido utilizadas há alguns séculos provavelmente como celeiros.

Paderne tem conseguido manter a sua típica faceta rural e pacata, apesar de todo o crescimento turístico e urbano do concelho de Albufeira, orgulhosa dos seus monumentos como o altaneiro Castelo, a Ponte Antiga, a Azenha do Castelo, a renascentista Igreja da Nossa Senhora da Esperança, ou Igreja Matriz, do século XVI, a modesta Ermida da Nossa Senhora do Pé da Cruz de inícios do século XVIII, ou o célebre Moinho do Leitão, símbolo da forte actividade rural ao longo dos séculos.

Toda a envolvente de Paderne convida a passeios, existindo mesmo passeios pedestres de grande beleza disponíveis, de modo a melhor conhecer a riqueza Algarvia, que vai além das praias douradas de água cristalina.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!