7.1

A vila de Algoz, pertencente ao concelho de Silves, situa-se no barrocal Algarvio, banhada pela ribeira de Algoz, num vale delimitado por terrenos elevados.

Pensa-se que o topónimo Algoz poderá derivar do árabe “Al-Gûzz”, designando o nome de uma tribo guerreira do Médio Oriente, da qual aqui se teria fixado um grupo no século XII.
De facto, Algoz era uma importante povoação durante o período de ocupação Mourisca deste território, dada a sua proximidade com a já muito importante Silves.

Hoje em dia, Algoz mantém-se uma vila predominantemente rural, resguardada do desenvolvimento urbano-turístico da região, com pouco comércio ou restauração.

Apresenta como pontos de interesse a Igreja Matriz, a Ermida de São Sebastião, o Celeiro 1704 e a Ermida de Nossa Senhora do Pilar, hoje em dia praticamente abandonada, dizendo a lenda que na sua sacristia existe um poço com água milagrosa quando aplicada nos olhos.
Algoz oferece ainda o Museu Rural e Jardim Botânico da Quinta dos Avós, com interessantes colecções etnográficas e actividades culturais.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!