Palácio e Parque de Monserrate

8.5

É um das melhores ilustrações da arquitectura do período romântico em Sintra. O edifício original foi construído no século XVIII e imitava um castelo medieval. 

Propriedade da família Mello e Castro, o Palácio foi alugado a Gerard DeVisme, no final do mesmo século. O arrendatário mandou erguer um palacete de estilo neo-gótico, que foi mais tarde habitado pelo escritor inglês William Beckford. O edifício esteve depois abandonado até meados do século XIX, quando Francis Cook entregou o projecto de reconstrução ao arquitecto James Knowles Jr., em 1858.  O edifício adquiriu então o seu aspecto actual, constituindo um dos mais interessantes exemplos do Romantismo em Sintra.Os jardins circundantes receberam espécies vindas de todo o Mundo e foram organizados por áreas geográficas, reflectindo as diversas origens das plantas e compondo cenários ao longo de caminhos sinuosos, por entre ruínas, recantos, lagos e cascatas. É assim, sobretudo graças à intervenção programática do paisagista William Stockdale, do botânico William Neville e do mestre jardineiro James Burt e, acima de tudo, ao espírito romântico de Francis Cook, que podemos hoje encontrar no Parque de Monserrate cenários contrastantes que, ao longo de caminhos sinuosos por entre ruínas, recantos, lagos e cascatas sugerem o domínio da Natureza sobre o Homem, ao mesmo tempo que nos permitem o contacto com ancestrais fetos arbóreos e araucárias, agaves e palmeiras que recriam um cenário do México, camélias, azáleas, rododendros e bambus, lembrando um jardim do Japão. Nesta aparente desordem, espécies espontâneas da região como os medronheiros de porte arbóreo, os já muito raros azevinhos e os imponentes sobreiros pontuam e complementam a magnífica paisagem.O Governo Português adquiriu a propriedade e o Palácio em 1949. Depois de objecto de profundas obras de restauro, o Palácio reabriu no Verão de 2010.

Em outubro de 2013 Monserrate recebeu um European Garden Awards na categoria de «Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico», um prémio que é atribuído anualmente pela European Garden Heritage Network.

O Palácio está localizado a cerca de 10 minutos da Vila de Sintra por automóvel, ou de autocarro (nº 435) da Vila de Sintra ou da estação ferroviária, para Monserrate.

Horários do Parque e do Palácio:
Aberto todos os dias do ano (excepto 25 de dezembro e 1 de janeiro). 
Época Alta, 9h30 às 20h00 : Época Baixa, 10h00 às 18h00
(o Palácio encerra uma hora antes)

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!