8.7

Paredes de Coura é uma lindíssima vila, sede de concelho, situada na verdejante região norte do País, no interior norte do Alto Minho, plena de história, beleza e paz de espírito, banhada pelo cristalino Rio Coura.

Este é um território ocupado pelo homem desde tempos bem remotos, existindo por toda a região diversos monumentos megalíticos, como as Antas de Chã de Lamas, da Serra de Bico, da Serra de Boulhosa ou da Chã de Cubos, povoados castrejos, como o de Cossourado ou a Cividade de Romarigães, ou os diversos legados do tempo de ocupação Romana, como a Ponte em Rubiães.

A história de Paredes de Coura tem, então, muito para contar, desde tempos pré-históricos, passando pelos medievais, quando era conhecida por “Terras de Coyra”. Durante a guerra da Restauração, o concelho foi o centro das operações militares contra a Galiza e de defesa contra as invasões espanholas, travando-se aqui em 1663 a batalha, que ficou conhecida por "Combates da Travanca". Desde esses tempos, dado os seus solos férteis, que a região ficou conhecida como “Celeiro do Minho”, mantendo-se a grande produção cerealífera até meados do século XX.

Actualmente, Paredes de Coura é famosa pelo seu grande festival de verão que oferece os mais variados estilos musicais representados por bandas de renome internacional, num ambiente de grande beleza natural, que durante uma semana, muda a sua faceta para um ambiente alternativo, porém mantendo sempre a sua mágica faceta bucólica, atraindo um grande número de visitantes.

A vila de Paredes de Coura apresenta um vasto legado património arqueológico, fascinando com as suas ruas bucólicas e pacatas que albergam monumentos como as Capelas do Espírito Santo e de Nossa Senhora da Conceição, o bonito edifício dos Paços do Concelho, os diversos solares minhotos e casas senhoriais da região, como a bonita Casa Grande ou o Palacete de Miguel Dantas, entre tantas outras que se espalham pela região.

Mas o Património Natural é o que mais marca na região, destacando-se a Área de Paisagem Protegida de Corno de Bico, e todas as paisagens naturais de montes, vales, cascatas, penedos ou as águas cristalinas do rio Coura que produzem uma típica vegetação luxuriante, e oferecem uma aprazível Praia Fluvial.
Paredes de Coura oferece ainda o interessante Museu Regional, que expõe a rica história e legado arqueológico, etnológico e patrimonial da região, e o recente Centro Cultural, palco das mais variadas actividades.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!