7.9

A Ponta do Sol é uma pitoresca vila, sede de concelho, da Ilha da Madeira, famosa pela sua solarenga localização a sul privilegiada, e fertilidade dos solos, tendo sido das primeiras regiões da Madeira a ser povoada. Diz-se que o topónimo terá sido atribuído por João Gonçalves Zarco, um dos descobridores da Ilha da Madeira, ao distinguir numa rocha um veio redondo com uns raios que se assemelhavam ao sol. Os locais afirmam que o topónimo advém do facto de se poder ver, no último rochedo a leste da Vila, o nascer e o pôr-do-sol durante todo o ano.

A vila apresenta um bonito centro histórico, a fazer lembrar as estâncias turísticas de outrora, sempre bonitas e pitorescas, onde se destacam a Igreja Matriz e as Capelas de São Sebastião e de Santo António.

Pela região da Ponta do Sol, tem-se acesso ao mais belo interior da Ilha da Madeira, em passeios inesquecíveis pelos engenhosos sistemas de irrigação compostos por cerca de 2000 km de canais que cruzam toda a Ilha: as famosas Levadas. Aqui, encontramos deslumbrantes paisagens nas Levadas da Bica da Cana, do Moinho, da Nova dos Canhas ou da Nova da Lombada, que serviram e servem como reservatório natural das águas da chuva, que passa pelas rochas, formando várias nascentes utilizadas nestes sistemas de irrigação ao longo dos séculos.
Pode-se também optar por um percurso mais “Real” atravessando a Ponte do Caminho Real, parte do antigo caminho feito pela Monarquia, que ligava a vila da Ponta do Sol à Madalena do Mar, passando pelos Anjos.

Pela região encontram-se diversas Casas Senhoriais, que atestam a importância agrícola destes solos, que têm produzido ao longo dos séculos, e com a ajuda dos já referidos sistemas de irrigação, os mais frescos produtos da terra.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!