7.7

A Ribeira Brava é uma bonita vila, sede de concelho, localizada na maravilhosa Ilha da Madeira, a apenas 15km de distância da capital do Arquipélago, Funchal.

Esta é uma das mais antigas freguesias da Ilha da Madeira, criada na sequência das do Funchal e de Machico, pouco depois da morte do infante D. Henrique em 1460.
A Ribeira Brava localiza-se também num local de acessibilidades fulcral, ligando por terra ao Norte da Ilha, através da garganta da Serra de Agua e Encumeada, de onde se têm panoramas de imensa beleza. Por mar foi cedo dotada de um pequeno porto que fazia as importantes ligações de mercadorias para o Funchal.

O topónimo provém de uma corrente de água que atravessa a vila, conhecida pelo seu caudal indomável, que tem sido sabiamente aproveitado para a irrigação dos envolventes campos de cultivo, na famosa rede de “Levadas” que abastece a Ilha da Madeira e constitui hoje em dia dos melhores meio para conhecer o âmago desta maravilhosa Ilha em agradáveis passeios pedestres.

A vila de Ribeira Brava orgulha-se do seu interessante Património e das suas tradições, destacando-se a bela Igreja Matriz, o Forte de São Bento, o Edifício da Câmara Municipal, antigo solar dos séculos XVIII/XIX, dono de um jardim de grande beleza e paz de espírito, as Capelas da Conceição, da Apresentação e de Nossa Senhora da Graça, bem como os seus interessantes Museus: o Museu Etnográfico da Madeira, situado num antigo Convento Franciscano, e um Museu de Arte Sacra.

Espelho da tradição que ainda talha a Ilha da Madeira, a Ribeira Brava mantém vivas as suas técnicas artesanais, sendo famosos os seus Bordados regionais, a Tapeçaria e os artigos em Cana Vieira (ou cana de roca), que encantam quem os contempla.

A vila enche-se de cor e tradição anualmente em Junho, nos festejos de São Pedro, abrindo lugar ao folclore, gastronomia, festa, dança e diversão.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!