Praça Marquês de Pombal

7.6

Situada entre a Avenida da Liberdade e o Parque Eduardo VII, a Praça Marquês de Pombal é uma das praças mais notáveis e históricas da cidade.
Após o grande terramoto de 1755, foi o então Ministro do reino de D. José I, Marquês de Pombal, a figura que encabeçou a planificação e reconstrução magnânime da capital portuguesa.
A expansão da cidade para Norte, nomeadamente no século XIX, deslocou o centro da cidade do Rossio para a Praça Marquês de Pombal.
Bem no centro da praça a ele dedicada, ergue-se o magnífico Monumento a Marquês de Pombal, inaugurado em 1934. No topo da coluna central do monumento, está a imagem do Marquês de Pombal com a mão pousada num leão (símbolo de poder) a contemplar a sua obra prima: a Baixa Pombalina de Lisboa. Na base do Monumento estão representadas obras efectuadas por este estadista, entre elas as reformas políticas, sociais e agrícolas, estando igualmente simbolizado o grande terramoto.
Esta Praça tem sido palco de eventos lúdicos e políticos desde inícios do século XX, entre eles acontecimentos decisivos que levaram à Proclamação da República Portuguesa em 5 de Outubro de 1910.
Outrora também conhecida por "Rotunda", é um marco fulcral para a ligação do trânsito entre diversas artérias importantes da cidade. 
Em 2013 a zona da Praça sofreu uma alteração significativa, usufruindo agora de mais zonas verdes e passeios para os peões circularem.

Comentários

Já pensou onde quer ir na próxima viagem?.
Encontre aqui o Alojamento ideal para si!